sábado, 17 de setembro de 2011

Tv Digital entre outras... Inovação, Acessibilidade e Educação.


        Como pode ser visto através do desenvolvimento da sociedade humana, estamos na era da tecnologia, onde a informação, a precisão e a versatilidade alcançam níveis jamais vistos pelo homem. É claro que ela não poderia deixar de promover inclusive o desenvolvimento da televisão, uma vez que essa está presente em todos os cantos do mundo que são habitados pelo homem.
        A Tv Digital, assim chamada, surgiu como novo integrante da era e permite tantos novos recursos que os antigos foram deixados de lado.
        Só como ponto de partida, já se tem a melhora da qualidade de imagem através do aumento de mais de 100% da resolução. Isso permite, por exemplo, que sejam vistas as gotas do suor de um jogador futebol em uma partida, quando a câmera focada nele. Ou seja, o detalhismo e o perfeccionismo são os ideais precursores para que a tv tivesse chegado aonde chegou.
        Além do mais, a nova televisão funciona como recurso interativo, onde une o telespectador e o programa. A exemplo, tem-se o canal 102 (Clima&Tempo) da Sky, rede de canais fechados da televisão brasileira. Nesse canal, o telespectador pode interagir através do controle remoto, acessando o clima, o tempo e as previsões de sua e/ou de outras localidades, além de poder ver e rever notícias de catástrofes e eventos climáticos já passadas, isso tudo enquanto que as reportagens do canal passam paralelamente em condições normais.
        Pode-se notar também que as novas televisões interagem de modo altamente prático com outras tecnologias, como hardwares, softwares, Internet, entre outros; mostrando aí uma convergência de tecnologias e funcionalidades.
        E o que a educação tem a ver com isso?
        Absolutamente tudo.
        Como sabemos, a educação não se dá apenas na sala de aula e através de ensinamentos de geografia, ciências e matemática. Ela também está no campo da tecnologia e da sociedade. Além dessas novas tecnologias proporcionarem comodidade e praticidade, geram conhecimento, novos conteúdos e funcionam como novas fontes de informação; claro sem deixar as funções básicas de uma televisão. Também como meio alternativo de conhecimento, tira o aluno ou mesmo uma pessoa da monotonia e da tradicionalidade pela qual a informação era e/ou é passada.
        A integração com o mundo proporcionada não só pela Tv Digital mas também pelas outras novas tecnologias, vem sendo de grande auxílio em todos os campos das relações humanas, anexada à globalização e à informatização.
        Muita coisa ainda tem de ser feita, pois querendo ou não, a Tv Digital não é um recurso disponível para todas as classes, sendo as populares as de menor acesso à isso. Mas independente disso, a Tv Digital veio somente incrementar o mundo das inovações tecnológicas que tornam melhor a vida do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário