domingo, 4 de setembro de 2011

Televisão e Educação - Uma íntima relação de múltiplas polaridades.

        É, sem dúvida alguma, uma invenção das mais populares, dotada de uma grande utilidade e que deu início à revolução na comunicação. A televisão, a princípio sendo apenas uma caixa de imagem, hoje traz inovações, informações, culturas, entretenimento e prazer. Permite ao ser humano uma sinestesia poucas vezes sentida, em se tratando de objetos. Mas será que tudo que ela traz é algo positivo?
        É de notória percepção que tem-se uma ambiguidade no processo educacional promovido pela citada caixa de imagens.Os grandes jornais e noticiários que passam nos canais mais nobres, são sim enriquecedores. Tratam objetivamente a realidade e tudo que ocorre no mundo, transmitindo de modo criativo e convidativo. Tem-se também como aspecto positivo os programas interativos, principalmente os infantis, que permitem que a criança sinta-se parte do mundo e desenvolva sua autonomia.
         Em contrapartida, tem-se programas depreciativos e pouco instrutivos, tais como "Pânico na Tv". Além de ser transmitido em um horário em que crianças ainda estão acordadas, exibem um conteúdo extremamente superficial e muitas vezes inapropriados pra faixa etária que pode estar acordada no momento.
         Apesar disso tudo, a Tv ainda sucinta muitos outros aspectos, que serão avaliados posteriormente aqui mesmo no blog. Muitas questões ainda devem ser analisadas. Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário